Scroll Top

Observação de Aves no Sotavento Algarvio

Birdwatching na Ria Formosa e na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim

Faça observação de aves raras na Ria Formosa e na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, a poucos quilómetros do OZADI TAVIRA HOTEL. Espécies únicas e trilhos pedestres demarcados esperam por grupos organizados ou solitários curiosos em busca das descobertas capazes dos registos fotográficos mais raros. A pedido, o hotel marca a sua visita com guia e equipamento especializados nesta actividade, que promete uma experiência inesquecível no Sotavento Algarvio. 

 

Espécies na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim

Garantem os guias que há roteiros de Birdwatching na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim onde se observam mais de 60 espécies de aves em apenas um dia, isto porque:

- a região está entre as 10 zonas húmidas mais importantes para aves em Portugal

- ali chegam a observar-se mais de 200 espécies ao longo do ano

- na reserva há uma forte presença de espécies únicas em todo o território nacional, bem como de espécies raras e até algumas ameaçadas

- destaca-se um comunidade nidificante importante que inclui várias limícolas como o Alfaiate, o Alcaravão, o Perna-longa ou o Sisão

 

A título de curiosidade e para os mais entendidos, entre as dezenas de espécies possíveis, pode avistar: Felosa-tomilheira, Calhandrinha-das-marismas, Cuco-rabilongo, Águia-caçadeira, Flamingo-rosado, Colhereiro, Maçarico-de-bico-direito, Mergulhão-de-pescoço-preto, Gaivina-de-bico-vermelho e Gaivota-de-bico-fino.

Parque Natural da Ria Formosa, Important Bird Area

Considerada uma IBA (Important Bird Area) pela Birdlife International, segundo os especialistas o Parque Natural da Ria Formosa tem condições ambientais únicas para a reprodução de numerosas espécies de aves. Para uma melhor atividade de Birdwatching, a Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA) tem identificadas as espécies que podem ser avistadas nesta área, como o Maçarico e o Colhereiro Euroasiático, o Flamingo, a Cegonha Branca, a Chilreta, a Gaivota de Audouin, a Tarambola Dourada, entre muitas outras.

 

Encontra várias empresas com programas, roteiros e guias nesta zona do Algarve, como por exemplo:

Lands - Turismo na Natureza | www.lands.pt

Birds and Nature | www.birds.pt

Algarve Birdwatching | www.algarve-birdwatching.com

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves | www.spea.pt

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant